sábado, 23 de abril de 2011

Taxa SELIC, o que é?

Volta e meia ligamos a televisão, ou olhamos no jornal notícias relacionadas ao aumento ou redução da SELIC. Em meio a isso há especulações, pessoas que concordam e discordam. Mas o que seria essa SELIC?
A SELIC, Sistema Especial de Liquidação e Custódia é um índice pelo qual as taxas de juros cobrados pelo mercado se balizam no Brasil. Foi criado para gerenciar a emissão e negociação de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Títulos públicos são como empréstimos que o governo faz com pessoas físicas (indivíduo) e jurídicas (empresas). Ele pode emitir ou recolher dependendo de qual política deseja fazer no momento.
 Portanto, a taxa SELIC é o índice em que se baseiam as taxas de juros dos empréstimos realizados pelo governo nas operações com os títulos públicos. Sabendo que esse processo, por advir do governo é mais confiável, outras operações mais arriscadas se baseiam na SELIC para compor seus juros.
Então  o que acontece se a taxa aumenta?
Bem, o crédito, fica mais caro, os produtos tem elevação de preço e isso inibe ao consumo geral, pois há aumento dos juros pra várias operações no mercado, e isso tem de ser repassado. Por isso os consumidores chiam, as empresas e indústrias criticam e sempre que vemos a taxa aumentar é sinônimo de controvérsias.
 O aumento tem como medida principal conter a inflação.
.

3 comentários:

  1. Belo artigo Leandro, falar sobre a SELIC no momento em que o governo toma a titude de aumentar essa taxa para tentar controlar a inflação, haja vista que isso já era previsto, o governo sinalisava isso algum tempo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Zequinha... O governo começa a lançar mão do que tem para combater a inflação. Esquece que poderia rever acarga tributária, a fim de atrair mais empresas, investimentos e emprego. A inflação poderia ser combatida por esse caminho também.

    ResponderExcluir