quinta-feira, 28 de abril de 2011

Que estranho, ainda temos divida externa!!!



Ontem, dia 26 de Abril, estava me atualizando das notícias sobre economia e uma delas me chamou a atenção. A dívida externa havia aumentado em cerca de 22 bilhões. Todos devem lembrar quando o então carismático presidente Lula noticiou em tom de orgulho que havia pagado a dívida externa. E ainda mais, que o Brasil seria credor do FMI.
Bem, vamos aos fatos.O Brasil continua com uma dívida externa de mais de 250 bilhões, o que acontece é que nos últimos anos, com o crescimento da economia e a política cambial do governo, a entrada de divisas no país permitiu a formação de, digamos uma poupança do governo superior a dívida. Por isso temos capacidade para pagá-la e ainda sermos credores, e, tese. Essas divisas servem também para mostrar que o país está economicamente forte e pode seguramente receber investimento estrangeiro. Essa poupança é utilizada como defesa contra ataques especulativos e para que seja executada a política cambial.
Mas se o governo possui esse dinheiro, por que não pagar?
 Outro ponto é que custa mais caro pagar a dívida. Mas como assim? O Brasil possui uma dívida interna superior a externa, e muito superior. A externa possui juros cada vez menores devido a valorização do Real. A dívida externa também não é toda do setor público, que detém apenas 35% dela. O restante é proveniente de entidades privadas. São fatores que influenciam o pagamento.
Então o Brasil não pagou a dívida externa?
Isso mesmo. Não pagou. Continua pagando os juros dela e arrecadando mais divisas, que hoje ultrapassam 300 bilhões. Em outro artigo veremos o que ‘e a divida interna. Veremos numa série de artigos como elas cresceram ao ponto de ultrapassar 1,6 trilhoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário