terça-feira, 26 de abril de 2011

Curva de possibilidade de produção

Para satisfazer as necessidades e desejos humanos são necessários bens que não encontramos na natureza, consequentemente usamos do processo de transformação para adquiri-los. A produção faz-se a partir de recursos e fatores produtivos como terra (ou recursos naturais, os minérios, a água, a energia, etc.), trabalho (mão-de-obra), capital (como máquinas, fabricas, estradas, etc.) e conhecimentos técnicos, e como vimos no texto passado, são escassos. Devido aos recursos limitados uma sociedade tem que escolher as quantidades de bens e serviços a produzir, mais comboios e menos automóveis, mais café e menos chá, etc. Para simplificar vamos admitir que uma sociedade apenas pode produzir dois tipos de bens, café e sapatos.

Com quantidade X de recursos podemos escolher entre sapatos e chá, e as possibilidades são enormes. Para podermos analisar todas as situações possíveis recorremos a um gráfico muito importante em Economia: a fronteira de possibilidade de produção (figura abaixo) que representa o lugar geométrico dos pontos de produção máxima de café e sapatos, dado um certo montante de recursos disponíveis.

A curva de possibilidade de produção ilustra graficamente como a escassez de factores de produção criam um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade. Ela representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes. A concavidade da curva indica que, dadas as quantidades dos recursos, se a sociedade quiser aumentar sucessivamente a produção de um bem, maior será a taxa de sacrifício (o custo de oportunidade) associada a tal intenção (isso em termos da produção do outro bem). Os pontos sobre a curva mostram o máximo possível da produção combinada das duas mercadorias como mostram os pontos A, B e C (fig.3). A economia pode produzir no interior da curva, num ponto como D, ter mais café sem sacrificar sapatos, no entanto, isso significaria a não utilização de alguns recursos. Os pontos que se encontram fora da curva das possibilidades de produção, num ponto como E, são inatingíveis devido á falta de recursos para lá chegar. Uma observação a ser feita é supõe-se que a economia esteja em pleno emprego de seus recursos, ou seja quase todos utilizados em capacidade máxima.



21 comentários:

  1. Olá, utilizei parte de seu texto, de ótima qualidade, como parte dos ensinamentos sobre economia política, no portal do operador do direito: civilize-se.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto e me ajudou bastante em um trabalho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. ótimo. Me ajudou na minha pesquisa e, principalmente, absorvi o assunto. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Objetivo e esclarecedor!
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei me ajudou na postagem do Fórum valendo ponto no Sia da Estácio de Sá - RJ.

    ResponderExcluir
  7. Ótima explicação! Me ajudou bastante! Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Pela interpretação gráfica, me parece que seu texto está errado quando se trata do ponto D escolhido dentro da área da curva. Você afirma que o ponto D é um ponto possível de a economia estabelecer ao qual ela produz mais café e não sacrifica sapatos. Estabelecendo uma escala numérica no plano cartesiano da pra perceber que na verdade a produz possível no ponto D de café é na verdade um desperdício voluntário de produção e por este, recursos, já que o nível que o D se encontra na representação gráfica é inferior ao que poderíamos ter sem sacrificar a produção de café dada a escassez de recursos e fatores de produção. A curva de possibilidades na verdade é para análise e conhecimento do aumento de produção possível dos produtos dado os recursos existentes. Seria bom botar uma tabela de valores, uma representação numérica para melhor compreensão e um gráfico com escalas específicas à esses números para uma melhor compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde tudo bem, tenho uma duvida, analisando uma ecinomia de mercado, observa-se que os fluxos reais e monetarios conjuntamente constituem o fluxo circular de renda. Explique este fluxo como funciona.

      Excluir
  9. Acessível a todas as áreas. Utilizei como fonte de pesquisa no meu curso de graduação em Engenharia Elétria na Universidade de Pernambuco. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu texto ,esclareceu minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  11. Objetivo e claro, vai me ajudar em uma atividade de Econômica da Fundação Visconde de Cairu, muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  12. Na verdade, segundo um professor de economia meu, o ponto E se torna possível quando se otimiza ao máximo a utilização dos recursos. E isso se dar por meio de duas forma: a primeira e relacionada a um aumento na mão de obra e capital e a segunda está relacionada a utilização de tecnologias ou inovação de tecnologia de forma que favoreça os recursos.entao não diga que e inatingível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo em conta os factores de producão naquele momento é impossível ( inatingíve ) sim. Certo???

      Excluir
    2. Tendo em conta os factores de producão naquele momento é impossível ( inatingíve ) sim. Certo???

      Excluir