segunda-feira, 25 de abril de 2011

Economia, o que é?



 O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administração da casa". [1]
 A Ciencia a qual chamamos Economia visa sobretudo estudar uma maneira de alocar de maneira mais eficiente os recursos disponíveis, já que esses recursos são escassos, ou seja, não há quantidade suficiente para satisfazer todas as necessidades e desejos humanos. Como exemplo de recursos temos a madeira das florestas, os minerais do solo, e até a mão-de-obra, ou capital humano. Tudo que homem usa como meio para a produção é tido como recursos.
Dito por outras palavras, a economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica: o quê, como e para quem:

1. O que produzir e em que quantidades? Quais os produtos e serviços deverão ser produzidos por forma a satisfazerem da melhor forma possível as necessidades da sociedade?

2. Como devem os bens ser produzidos? Que tecnologias e métodos de produção utilizar? Que matérias primas deverão ser utilizados para produzir determinado produto? Como maximizar a produção tendo em conta os recursos disponíveis?  E esses recursos tem de ser usados de forma sustentável.

3. Para quem são os bens produzidos? Como repartir pelos diferentes agentes econômicos os rendimentos disponíveis? Quem deverá ganhar mais e quem deverá ganhar menos?

Isso é uma introdução sobre a complicada missão da área econômica. Em breve algo mais sobre Curvas de Possibilidade de Produção.

Um comentário:

  1. Belo artigo leandro, nesse artigo você falou e representou muito bem o que se diz ser a "Economia".

    parabens!!

    ResponderExcluir