sexta-feira, 22 de abril de 2011

Será queo bolo ainda cabe na forma?

Aumento do número de acidentes em estradas brasileiras, caos nos aeroportos, trânsito insuportável e até por que não, apagão.
Seria isso uma coincidência, ou falta de planejamento?
Nos últimos anos o poder aquisitivo do brasileiro aumentou bastante mudando o perfil de consumo. Uma pesquisa realizada  pelo instituto Delloite mostrou que a mobilidade social gerou aumento no consumo de bens. Os dados revelam que as classes A e B, por exemplo, trocaram de automóveis com mais frequência e investiram na substituição de eletroeletrônicos mais modernos. A classe C teve 27% de aumento de renda, o que possibilitou a disposição de comprar automóveis e produtos mais sofisticados, como aparelhos de televisão de LCD, computadores e notebooks. A classe E mostrou disposição de reformar a casa, comprar máquina de lavar roupa e telefones celulares.
Outro exemplo desse aumento do poder aquisitivo é a demanda por transporte aéreo no Brasil que avançou em 2010, 23,47%. O brasileiro começa a descobrir viagens de avião como opção cabível ao bolso,  e descobrir rotas de turismo nacionais, impulsionadas pela valorização do Real frente ao Dóllar. Mas será que esse aumento foi acompanhado por grandes reformas nesse setor. O que se verifica hoje é um grande caos nos aeroportos, e até propostas para sua privatização.
E o que falar do trânsito, que começa a ser visto também em cidades menores. Sobral,uma cidade do interior do Ceará possui cerca de 185.000 habitantes, e o aumento de renda , valorização do salário mínimo frente a inflação e maior facilidade de crédito fizeram aumentar a frota de veículos nas vias, principalmente de motos. Em horários de pico é possível observar congestionamentos em algumas partes da cidade. Ainda tem São Paulo, que chegou a seis milhões de veículos em circulação. Isso pode ser responsável também pelo aumento de acidentes envolvendo veículos.
Esse quadro de crescimento da renda não pode ser visto como um fator negativo. O comércio está em festa. As micro e pequenas empresas não param de crescer e o país vive um grande momento de desenvolvimento. A população tem acesso a melhor alimentação e por que não dizer, lazer.  Por tudo isso o planejamento faz-se necessário, pois o que parece é que o bolo cresceu demais pra forma que foi colocado. O PAC, Programa de Aceleração de Crescimento veio como meio impulsionador para crescimento a curto e longo prazo, mas há atrasos e cortes no orçamento.
 A Copa e as Olimpíadas se aproximam, e dá impressão que querem levar tudo naquele jeitinho brasileiro. Não dá mais. Se o Brasil quer se consolidar no cenário internacional como um país desenvolvido tem de mostrar planos e melhorias na infra-estrutura para acompanhar ou por que não antecipar o ritmo de crescimento.

Um comentário:

  1. Muito bem Dr. Leandro..
    atualiza sempre isso daqui vou voltar pra ler,

    abraço

    ResponderExcluir